Tags

, , , , , ,

Após algum atraso, eis que o artigo de Angelo A. S. Sampaio e M. Amalia P. A. Andery intitulado “Comportamento social, produção agregada e prática cultural: Uma análise comportamental de fenômenos sociais” é publicado. O trabalho é fruto da dissertação de mestrado do primeiro autor, sob orientação da segunda. Abaixo, a referência completa e o resumo. (O artigo também está disponível na página “Arquivo” aqui da página do ACCultura).

Sampaio, Angelo A. S. & Andery, M. Amalia P. A. (2010). Comportamento social, produção agregada e prática cultural: Uma análise comportamental de fenômenos sociaisPsicologia: Teoria e Pesquisa, 26 (1), 183-192.

RESUMO – A Análise do Comportamento deve e tem lidado com os fenômenos sociais: fatos ou eventos envolvendo as ações de mais de uma pessoa. A partir da literatura, buscou-se distinguir três eventos rotulados como fenômenos sociais: comportamento social – contingência tríplice cujas consequências são mediadas pelo comportamento operante de outro(s) indivíduo(s); produção agregada – conjunto de comportamentos de mais de um indivíduo que geram um produto agregado; e prática cultural – comportamentos aprendidos similares propagados por sucessivos indivíduos. Características e complexidades destes três fenômenos são discutidas. Possibilidades de diálogo com as Ciências Sociais são ressaltadas.

Críticas, sugestões, comentários etc. são mais do que bem vindas

Anúncios