Tags

,

Pensando sobre a quantidade de trabalhos sobre Análise do Comportamento e cultura no Encontro da ABPMC, resolvi contar (através do caderno de programação do evento) o número de trabalhos apresentados sobre o tema.

Resultado:
No XV Encontro (2006) foram apresentados um total de 233 trabalhos (incluindo Cursos, Palestras para a Comunidade e a Conferência Magna, mas não contando os painéis), dos quais 18 (7,58%) tratavam de temas relacionados à cultura (incluindo trabalhos sobre cooperação e comportamento do consumidor).

No XVI Encontro (2007) foram apresentados um total de 170 trabalhos (incluindo Cursos e a Conferência Magna, mas não contando os painéis), dos quais 21 (12,35%) tratavam de temas relacionados à cultura (incluindo trabalhos sobre cooperação e comportamento do consumidor).

No XVII Encontro (2008) foram apresentados um total de 328 atividades (incluindo Cursos, Palestras para a Comunidade e a Conferência Magna, mas não contando os painéis), das quais 30 (9,15%) tratavam de temas relacionados à cultura (incluindo trabalhos sobre Psicologia forense, publicidade e propaganda, Saúde coletiva, OBM, comportamento do consumidor)

No XVIII Encontro (2009) foram apresentados um total de 296 atividades (incluindo Cursos, Palestras para a Comunidade, Primeiros Passos e cerca de 54 sessões de Comunicações Orais, mas não contando os painéis), das quais 33 (11,15%) tratavam de temas relacionados à cultura (incluindo trabalhos sobre OBM, comportamento do consumidor)

No XIX Encontro (2010)  foram apresentados um total de 376 atividades (incluindo Mini-Cursos, Palestras para a Comunidade, Primeiros Passos, Comunicações Orais e Grupos de Interesse Específico, mas não contando os painéis), das quais 38 (10,1%) tratavam de temas relacionados à cultura (incluindo trabalhos sobre OBM, comportamento do consumidor)

No XX Encontro (2011), em Salvador,  foram apresentados um total de 404 atividades (incluindo Mini-Cursos, Palestras para a Comunidade, Primeiros Passos, Comunicações Orais e Grupos de Interesse Específico, mas não contando os painéis), das quais 48 (11,9%) tratavam de temas relacionados à cultura (incluindo trabalhos sobre OBM, comportamento do consumidor, mas não contando trabalhos sobre habilidades sociais)

Conclusão:
O número de trabalhos sobre Análise do Comportamento e cultura apresentados nos Encontros da ABPMC aumentou sistematicamente em termos absolutos, mas, em termos relativos, oscilou ao redor dos 10%.

Anúncios