Como havia sido registrado, em posts anteriores, recebemos essa semana em nosso Programa de Pós-Graduação a Profª Drª Sigrid Glenn. A visita da Professora incluiu entre outras atividades, um encontro com o Grupo AC e Cultura e uma palestra.

   No encontro com o Grupo, foram apresentados os trabalhos realizados pelos membros, tanto os já concluídos quanto os projetos em andamento. No primeiro momento da reunião foram apresentados os trabalhos concluídos:

  • Comportamento Social, produção agregada, e prática cultural: uma análise comportamental de fenômenos sociais – Angelo Augusto Silva Sampaio;
  • Investigação experimental de metacontingências: separação do produto agregado e da conseqüência cultural – João Mariano Cenacchi Pereira;
  • Análogos experimentais de fenômenos sociais: o efeito das conseqüências culturais – Paula Barcellos Bullerjhann;
  • Análogos experimentais de seleção e extinção de metacontingências – Rodrigo Araújo Caldas;
  • Investigação das interações verbais em um análogo experimental de metacontingência – Ligia Valladares Oda.

   E no segundo momento as variáveis que serão manipuladas nos trabalhos de doutorado de Juliana Ferreira, e de mestrado de Andréa Brocal, Claudia Brasil, Mariana Vieira, e Virgínia Amorim.

Ainda foram apresentados outros trabalhos desenvolvidos sobre a orientação da Professora Tereza Sério.

 

   A palestra proferida pela Professora teve por título: “Comportamento Social e evolução cultural”. Em sua fala a Professora abordou primeiro alguns pontos sobre outras teorias selecionistas que estudam evolução cultural, sendo link para destacar a perspectiva behaviorista sobre o tema. Nessa direção ela salientou o papel da seleção operante na evolução das culturas, comportamento operante sendo platform para “fenômenos culturais”.

 

glenn-024

 

Parte do Grupo ACCultura com a Professora Sigrid Glenn.

Da esquerda para direita: Daniel, Dhayana, Paula, Mariana, Sigrid, Virgínia, Rodrigo, Ana, Maria Amalia e Thomas. Claúdia, Natália e Aline.

 

Anúncios