O colega Hélder Gusso (doutorando da UFSC e professor em Florianópolis) publicou em seu blog “Comportamento & Cultura” a tradução da reportagem “Como Obama está usando a Ciência da Mudança” da revista Time. A reportagem e os comentários de Hélder sobre a ciência comportamental por trás do governo Obama podem ser acessados aqui.

Abaixo um aperitivo da mensagem de Hélder:

Mudança é a palavra de ordem do Governo Obama. Mas o que é que precisa ser modificado? As leis ou a burocracia de Washington? As políticas públicas? O comportamento dos governantes? Ou o comportamento de todo o povo americano?

Desde sua campanha, Obama deixou claro que as mudanças que estava propondo implicariam em uma radical mudança de referencial sobre o que é o Governo, sua função social e a sua relação com o dia-a-dia do povo que compõe a nação.

A revista TIME de abril de 2009 publicou reportagem apresentando os fundamentos de parte daquilo que está orientando a gestão de Obama para lidar com a mudança. Não é de estranhar que uma grande equipe de psicólogos e economistas comportamentais sejam as referências orientadoras daquilo que está sendo proposto pelo novo presidente.

Anúncios