Tags

, , ,

Discussões interessantes surgem quando usamos programas de computador para a investigação do comportamento humano. Programas de computador já foram usados para investigar uma série de processos comportamentais. Aqui na PUC-SP, por exemplo, encontramos uma série de exemplos. Atualmente, investigamos o processo de metacontingências com o uso de um programa que fornece parte das contingências experimentais planejadas. Muitos programas podem parecer com jogos eletrônicos, e esses, enquanto programas, já são bem mais complexos que os programas utilizados em pesquisa. Certos jogos, hoje, com a tecnologia da internet, possibilitam o que chamaríamos de um entrelaçamento de contingências a longa distância. Mas, para encurtar a conversa olhem o que achei!

http://mypage.iu.edu/~castro/

http://swi.indiana.edu/

Um economista da Indiana University chamado Edward Castronova coordena um centro de pesquisas que se utiliza de um espaço virtual (um mundo sintético – synthetic world) para pesquisar fenômenos sociais. No site da “Synthetic Worlds Initiative at Indiana University” ele disponibiliza alguns textos interessantes e bastantes heurísticos para nossas investigações. Em um dos textos que achei interessante, On the Research Value of Large Games: Natural Experiments in Norrath and Camelot , ele relata, por exemplo, um quase-experimento sobre fenômenos sociais que ocorriam dentro de um jogo on-line! O jogo em questão era Ever Quest um tipo de MMOG (massive multiplayer on-line game) e ele tenta analisar que variáveis estão envolvidas na localização do mercado dentro do mapa do jogo. Através da análise de vários servidores (o programa base que hospeda todos os jogadores on-line e pode ser montado de formas diferentes um do outro), ele tenta analisar as diferenças entre os servidores e os diferentes locais do mapa onde surgiu um mercado entre os jogadores. Edward em seu texto se utiliza de discussões decorrentes da economia como teoria dos jogos e o conceito de coordination, além de comentar o trabalho de Thomas Schelling: The Strategy of Conflict, ganhador do prêmio Nobel.

Outro texto bastante heurístico Game Development and Social Science. Nele, o autor fala de como o uso de MMOGs pode ser uma ferramenta de grande utilidade para a experimentação nas ciências sociais. É um texto pequeno que vale a pena ler!

Apesar de Edward Castronova não ser um analista do comportamento, e por algumas vezes usar uma lógica mentalista em seus textos, é bem interessante sua pesquisa e acredito útil para a nossa reflexão. A sua proposta de usar programas de computador, possibilitando que milhares de pessoas estejam sob controle de um mesmo mundo sintético e viabilizando experimentações antes impossíveis é no mínimo intrigante!

Anúncios