Tags

,

“Metacontingências são relações entre contingências comportamentais entrelaçadas e seus ambientes selecionadores (Glenn, 1989). Junto com contingências comportamentais, metacontingências explicam a seleção cultural e a mudança evolucionária em organizações. Em organizações, metacontingências apresentam três componentes: contingências comportamentais entrelaçadas, seu produto agregado e seu sistema receptor [receiving system]. O sistema receptor é o recipiente do produto agregado e assim funciona como ambiente selecionador das contingências comportamentais entrelaçadas (cf. Brethower, 2000). Contingências entrelaçadas não mais se repetirão caso não haja mais demanda pelo seu produto…. Consideremos um restaurante como uma organização. O produto agregado das contingências comportamentais entrelaçadas do restaurante é a comida servida, e o sistema receptor são os consumidores. O restaurante sobreviverá somente se sua comida e suas características físicas (ambiência) satisfizerem às exigências do ambiente selecionador (pessoas que comem nesse restaurante). A comida e a ambiência podem mudar à medida que o ambiente externo do restaurante (preferência dos consumidores ou concorrência) se transforme”. (Glenn & Malott, 2004, p. 100-101)

Anúncios